Como o servidor pode fazer renda extra?
É uma das perguntas que mais recebo por aqui. Todos sabem que da proibição da prática de atos de comércio para os servidores, mas há um sem número de alternativas que podem ser exploradas. Interessado no tema? Leia abaixo algumas das possibilidades.
1) Renda Passiva de Investimentos
Já tem algum patrimônio acumulado ou plano para acumulá-lo?
Há diversos veículos de investimentos que podem gerar renda constante, como Fundos Imobiliários e ações/ETFs pagadores de dividendos. Monte seu plano para chegar nela.
2) Renda Passiva de Serviços
Você pode escrever um livro e vendê-lo em plataformas como a Amazon;
gravar um curso e disponibilizá-lo em portais como Hotmart ou Sympla. Não seja “bonzinho” gastando seu tempo – seu ativo mais precioso – só dando aulas de graça ou distribuindo livros gratuitamente. Você está fazendo coisas certas para pessoas erradas.
3) Mudando de Concurso
Acha que sua carreira é pessimamente remunerada e há outros caminhos?
Tem inveja de outras carreiras?
Pensa que deveria ganhar tanto quanto quem você assessora, mesmo não tendo passado no mesmo concurso, não tendo as mesmas responsabilidades e com um regime jurídico totalmente diferente do dele? Tem um sonho de exercer outro cargo?
Trace um plano de estudos e tente mudar de concurso. Não se iluda achando que deve ter os mesmos prêmios sem ter percorrido o mesmo caminho nem exercer as mesmas responsabilidades.
4) Renda Ativa de Serviços
Gosta da sua carreira e não quer mudar? Já pensou nas alternativas de ganho que ela te dá?
Você pode exercer outras funções no mercado privado? Ser sócio ou sócio-gerente de alguma empresa?
Trabalhar como autônomo? Fazer vendas? Prestar serviços diversos? O mundo da renda possível vinda de serviços vai muito além da atuação como professor. Estude a fundo o regime jurídico da sua carreira e explore as oportunidades que a legislação te dá.
Resolvi organizar as informações num curso a ser lançado em breve “Renda Extra para o Servidor Público”. Inscreva-se na nossa newsletter para ser um dos primeiros a ser comunicado quando as matrículas forem abertas. As vagas serão limitadas.
Por Rodrigo Tenório